Logo Raio X







Radiologia
Profissional Radiologia
 
A radiologia é a ciência que estuda as estruturas, o órgão e o corpo humano em geral, através do uso do Raio X. A área não trabalha só com o exame de Raio X, mas também com exames como ultrassonografia, mamografia, tomografia, ressonância magnética e ainda outras formas de se aproveitar essa tecnologia.

A área tem uma boa variedade de especialidades. Não é restrito somente ao estudo do corpo humano, mas também de outros materiais. Sendo assim, o ramo é útil à Medicina, mas também às áreas da Mecânica, Industrial, dentre outras.
 
Para se realizar esse exames, existe um profissional especializado na área: o radiologista.
 
Cursos de Radiologia

Os cursos destinados à área de radiologia preparam o profissional para  operar equipamentos  de diagnóstico por imagem, na produção de radiografias digitais ou convencionais, úteis nas áreas industrial (esterialização de medicamentos e alimentos), da engenharia (rastreamento de estruturas metálicas escondidas em estruturas de concreto de edifícios e correção de defeitos na construção de aviões, por exemplo), além da área médica.

O avanço tecnológico dos equipamentos fomenta a busca por esse profissional no mercado de trabalho, principalmente em hospitais públicos (com ofertas de vaga por meio de concurso público) e particulares
, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas, por exemplo. Setores como Radiologia Odontológica e Medicina Veterinária estão em ascensão e ainda existem as indústrias química e farmacêuticas, que atuam no controle e realização de testes que medem os níveis de radioatividade em determinados produtos. Empresas como Siemens e Philips, por exemplo, contratam o tecnólogo em radiologia para atuar como consultor técnico, representante comercial ou no próprio desenvolvimento do aparelho.

Técnico em Radiologia

O curso técnico de radiologia tem duração média de 2 anos. Torna o profissional apto a auxiliar e realizar exames em diagnóstico por imagem, preparar soluções químicas e organizar a sala de processamento, a controlar equipamentos de raios X, tomografia computadorizada, mamografia, ressonância magnética, densitometria óssea, dentre outros e preparar o paciente e o ambiente para realização de procedimentos como medicina nuclear e radioterapia. O técnico em radiologia atua em clínicas, hospitais, clínicas radiológicas odontológicas, clínicas veterinárias e laboratórios de diagnóstico.

Tecnólogo em Radiologia – Graduação Tecnológica

O tecnólogo em radiologia está apto a trabalhar com técnicas radiológicas, radioterápicas, radioisotópicas, industriais e de medicina nuclear. São profissionais que estão aptos a lidar com o atendimento de pacientes.

O profissional dessa área atua em: hospitais, clínicas médicas, laboratórios, radiologia de salvaguardas (controle de equipamentos e proteção radiológica), indústrias químicas e farmacêuticas, clínicas odontológicas, engenharia, dentre outras.

O curso de tecnólogo tem duração média de 3 anos e meio e abrange matérias como biologia, fisiologia, anatomia e um pouco de física radiológica (propriedades da radiação). A carga horária também é tomada por áreas como informática e gestão. O aluno adquire capacidade de realizar exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, desintometria óssea, ressonância magnética, a própria radiologia convencional e também manipula softwares úteis no desenvolvimento de digitalização das imagens.

Salário inicial: Os tecnólogos em radiologia costumam receber, inicialmente, R$ 1400,00, mais adicional por insalubridade.


Pós Graduação e Especialização em Radiologia

Os cursos de especialização na área de radiologia preparam os profissionais graduados em Tecnologia em Radiologia (e em outros cursos, dependendo do público-alvo a que o curso de radiologia se destina) a trabalhar em diversos setores. Pós-graduação em Sistemas Digitais na Radiologia, oferecido pelo Senac, por exemplo, torna o profissional apto a atuar na instalação, configuração e treinamento de sistemas e equipamentos de diagnóstico por imagem.

Hospitais e clínicas de radiologia oferecem mercado de trabalho para quem optar pela especialização, até porque está carente do profissional que consiga interligar os conhecimentos de aquisição de imagem na radiologia com informática. Outra especialização da área é a Radiologia Aplicada à Proteção Radiológica. Essa pós graduação visa atender às necessidades dos profissionais que atuam na área de radiologia e que pretendem adquirir uma formação sólida em proteção radiológica e segurança de fontes radioativas. Outras especializações:


  • Radiologia Industrial (inspecionar e detectar anomalias em aeronaves, navios, dentre outros);
  • Radioterapia (método utilizado em tratamentos de pacientes com tumores);
  • Radiologia Odontológica (prepara o cirurgião-dentista para análise e interpretação de imagens obtidas dos dentes);
  • Imaginologia (análise morfológica dos órgãos e prevenção);
  • Ultrassonografia, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.
Os cursos têm duração média de 1 ano.
 
Independente da especialização que se toma nessa área, algo necessário para se trabalhar, é saber interpretar as imagens resultantes do exame de Raio X, as radiografias.
 
Conselho Regional de Técnicos em Radiologia
 
Brasão Conter
Para exercer a profissão, é necessário ter registro no Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). No site do conselho, você encontra o código ético, decretos, leis, manuais, portarias, regimentos e resoluções a respeito de radiologia, dentre outras informações.
 
A profissão de radiologista só se tornou possível depois de técnicas para reduzir a radiação, que eram mandadas para as pessoas que realizavam o exame (o excesso dessa radiação traz consequências graves à saúde) e assim nasceram os tubos de Raio X, com o intuito de proteger tanto os pacientes, como os profissionais.  A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pré-determina que o profissional que atua na área, trabalhe com segurança na manipulação das máquinas e que haja um serviço de qualidade que garanta a saúde dele e do paciente.
 
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnósticos por Imagem

O CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnósticos por Imagem) é uma entidade nacional que visa defender a especialidade de radiologia, estimular o aperfeiçoamento dos profissionais da área e intensificar a excelência nos princípios que regem os métodos e procedimentos da imagem diagnóstica e terapêutica.

A instituição existe desde 1948, com o papel de representar os médicos das especialidades de Radiologia e Imaginologia. Com 27 sociedades regionais filiadas e médicos associados, o CBR desenvolve programas de qualificação nas diversas atividades de diagnóstico, concedendo selos de qualidade para estabelecimentos da área. Isso garate à população maior segurança nos resultados de exames realizados.

O Colégio Brasileiro de Radiologia é autorizado pelo MEC, desde 2000, a aplicar exames para títulos e certificação de profissionais, além de credenciar programas de residência médica. Veja como se cadastrar, estabelecimentos credenciados e mais informações no site do CBR.
 
 
Radiografia <<-- Radiologia -->> Clínica de Radiologia